Pesquisar este blog

Doenças Modernas

Professora Jane e alunos do período matutino
Pesquisa na Internet de suporte científico

Participantes
Professoras: Jane e Silene
Estagiários da graduação de educação física
Alunos: ensino médio (matutino e vespertino)
Disciplinas: língua portuguesa e educação física

Período
1º semestre de 2010


Pequenos trechos da Produção escrita dos alunos:
“...Para promovermos mudanças, podemos começar a procurar entender como se deve fazer os exercícios, a alimentação, adquirindo conhecimento e passando conhecimento para quem tem agido de forma errada,...” “Temos que saber quais são as consequências das escolhas erradas para o nosso corpo...”
(Denise Caroline)

“A busca pela beleza”
“As pessoas atualmente têm uma visão de estar bem que se resume em estar no padrão de beleza imposto pela mídia...” “...acaba sendo uma vítima compulsiva de graves doenças tais como: anorexia, bulimia e vigorexia...”
(Willian)

“Mídia e o mito da beleza”
“... para uma pessoa com transtorno alimentar, a saúde é o que menos importa, a única preocupação é com o corpo, é aí que as doenças aparecem...” “... A bulimia, por exemplo; as pessoas com esse transtorno comem normalmente... depois provocam vômito... com o tempo ela já não consegue mais comer sem vomitar...”
(Patrícia)

“Práticas corporais e autonomia”
“Anorexia é uma doença conhecida no mundo por atingir mais as mulheres, que buscam um corpo perfeito, o corpo idealizado que é ‘ser magro’. Só que esse transtorno psicológico começa a afetar o modo de pensar, trazendo uma obsessão pela magreza...” “...Bulimia é uma doença...” “... Outro problema,na luta para conquistar o corpo bonito é o excesso do uso de suplementos alimentares hipercalóricos, aminoácidos... Estão sendo usados cada vez mais frequentes e de forma errada: sem prescrição de médico ou nutricionista.”
(Uric)

Competências e habilidades


Reflexão sobre a cultura corporal, adotando uma postura crítica sobre suas manifestações;

Criação de hábitos de práticas corporais saudáveis, entendendo a necessidade da orientação de um profissional;

Compreensão do papel do corpo no mundo da produção e de suas limitações, conscientizando-se dos seus direitos de ócio e lazer;

Compreensão dos benefícios da prática de atividades físicas na promoção da saúde e qualidade de vida;

Conhecimento dos riscos da atividade física mal orientada.



Conteúdos

Práticas corporais e sua autonomia;

Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;

Leitura a textos de apoio sobre a importância da atividade física, seus benefícios quando orientada por um profissional e os seus malefícios quando não orientada.

Instrumentos de Avaliação

Produção de um texto dissertativo com apenas o conhecimento prévio de cada aluno sobre o tema: práticas corporais e autonomia;

Trabalho em grupo em forma de seminário após leitura de textos direcionados sobre o tema proposto;



Pesquisa individual sobre os temas propostos no bimestre “o corpo e suas relações”, para aquisição de conhecimento e autonomia ao dissertar sobre o assunto;

Utilização do conhecimento adquirido para reestruturação do texto produzido no início do bimestre.

Ações

Produção de texto sobre as Doenças Modernas;

Troca de idéias sobre o assunto;

Apresentação de slides e vídeos, feita pelos estagiários, com colaboração valiosa da professora de educação física; (Trabalho de pesquisa em grupo relacionado aos efeitos dos anabolizantes no corpo a curto e a longo prazo, referente ao 7º semestre do Curso de Educação Física do IESF, da Disciplina de Higiene e Socorros Urgentes, ministrada pelo Profº Jairo Ricartes.)

Pesquisa na Internet, nos sítios indicados pela professora, buscando suporte científico para o tema abordado;

http://www.olgatessari.com/

http://cief.org.br/2009/index.php?option=com_content&view=article&id=96%3Adoencas-da-vida-moderna&catid=7%3Aginastica-nas-quadras&Itemid=15

http://www.redefarmafibra.com.br/doencasmodernas2.htm

Reescrita do próprio texto, com auxílio do material pesquisado na Internet;

Correção dos textos sob os pontos de vista de forma e conteúdo.

Publicação dos trabalhos na Web.