Pesquisar este blog

Leitura e Interatividade

Projeto Leitura e Interatividade com as TIC




Detalhes do Projeto

Orgão/Instituição Responsável: Escola Estadual Vespasiano Martins

Nome do Responsável: Profa.Thaís Conceição dos Santos Veiga,Coordenadoras: Rosana Rodrigues Miranda Simões, Aline Brito, profa. sala ste : Silene Conceição Possas, Juliana Rodrigues.

Local da Ação: Campo Grande – MS

Data de início: 1 bimestre( 30/03/2010)

Data término:final do segundo bimestre( 2/07/2010)

Público Alvo: Destina-se aos alunos do 9ºA (fundamental) e 1ºa,1ºb,1ºc,1ºf,1ºg,2ºd e 3ºc do ensino médio. Sendo que estes alunos residem na periferia da cidade e a escola situa-se na parte central. Os pais destes são a maior parte ausentes na vida escolar.

Beneficiados: 400 alunos aproximadamente

Link Internet da(s) ação(ões): No momento nosso site está sendo reciclado

Descrição da Ação: Fomentar a prática da leitura entre os alunos, propiciando a escolha entre os diversos tipos de livros disponíveis, permitindo colocar os participantes no papel de "leitores" que podem relacionar a linguagem verbal escrita com a linguagem não-verbal. Ter acesso à boa literatura, dispondo do acessos às tecnologias de comunicação para despertar o prazer pela leitura e consequentemente a viabilização de uma prática de leitura e produção textual critica,na perspectiva de ensino-aprendizagem de língua portuguesa que considere o aluno como sujeito ativo do processo.

Patrocinadores do projeto/programa: Os livros foram comprados com a verba do PDE 2009.

Justificativa do projeto: A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e a opinião crítica do indivíduo.Sabe-se que esta faixa de idade não se sente muito motivada pelo ato de ler por vários fatores: um deles, porque por vezes foram impostas determinadas leituras por alguns de seus professores, o que muitas vezes, não lhes era prazeroso. Ou ainda, porque precisam ler livros de literatura brasileira impostas e não sentem atração por esse tipo de leitura. Outro ponto relevante da falta de leitura, desse público é a interferência dos meios de comunicação, como por exemplo, a internet e a televisão. Uma vez que, saber ler no mundo competitivo atual é imprescindível para que a pessoa busque sempre aprimorar seus conhecimentos. Dessa forma, ao verificar a falta do gosto pela leitura e a falta de competência pela mesma, resolvemos implantar o projeto para sanar essas lacunas. Objetivamos, paulatinamente, ir formando o leitor crítico competente. Além disso, a leitura atende a necessidade de ficção e fantasia, ajuda na formação do caráter do adolescente, pois ao estarmos em contato com o bem e o mal, auxilia adquirir conhecimento do mundo e de si, pois faz socializar-se. Dessa forma, os benefícios culturais e sociais são enormes. Além de ajudar a formar melhor como ser humano, visto que a literatura humaniza-nos.

Objetivo Geral: formar o gosto pela leitura e leitores competentes, interagir com as tecnologias de comunicação utilizando a linguagem verbal e não-verbal. Objetivo específico: capacitar alunos a ler pro prazer e consequentemente ler textos mais complexos, ler na sua profundidade, não ficando na superficialidade, ler nas entrelinhas, o que estiver atrás deles; - ter senso crítico, debater, questionar os temas tratados, extrapolando no tempo e no espaço; - formar escritores mais competentes com textos mais organizados, argumentando as idéias de forma criativa e original.

Estrategia de ação:

• Escolha e orçamento do livros(2009);

• Compra autorizada pelo PDE(2009);

• Escolha do livro pelos alunos (2010);

• Leitura dos livros;

• Sala ste ( utilizar a linguagem verbal e não- verbal para relatar a história dos livros em slides ou movie-maker);

• Entrega e apresentação do trabalho em data show para a turma;

• Disponibilizar os trabalhos feitos em um site.

Vídeos produzidos pelos alunos:
Bianca e Igor (1º B)
http://www.youtube.com/watch?v=2ooNRZyvyuA