Pesquisar este blog

Danças

Componente curricular: Educação Física.


Professora: Jane Bordim



PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE:



CONTEÚDO:



9º ano A e B: Introdução ao ritmo – Danças Circulares e Manifestação de cultura do grupo.



1º ano A, B, C, D, E e F: Danças Folclóricas Brasileiras.



2º ano A, B, C, D e E: Danças Urbanas no Brasil.



3º ano A, B, C: Danças Folclóricas e Urbanas presentes em Mato Grosso do Sul.



OBJETIVOS:



- Conhecer as manifestações culturais das danças dos diversos povos;

- Conhecer as manifestações culturais das danças do Mato Grosso do Sul;

- Compor coreografias a partir da cultura de cada aluno, sendo discutido em grupos e elencado o que cada um traz da sua comunidade;

- Propiciar a cada aluno a oportunidade de apresentar sua cultura em relação ao ritmo que gosta e conhecer a dos demais, incentivando a descoberta de novos ritmos e culturas fora do seu ambiente costumeiro.



METODOLOGIA:



9º ano:

- Apresentação do conteúdo do bimestre e divisão da sala em grupos organizados pela afinidade entre a turma;

- Pesquisa teórica sobre as danças circulares (origem e manifestação) individual e debate em sala de aula;

- Cada grupo discutirá sua cultura em relação a ritmos e chegarão a um consenso sobre qual ritmo querem apresentar uma pesquisa teórica em forma de seminário e uma coreografia.



1º, 2º e 3º ANOS:

- Apresentação do conteúdo do bimestre e divisão da sala em grupos organizados pela afinidade da turma ou pela região do Brasil que gostaria de trabalhar (norte, sul, nordeste, sudeste e centro-oeste);

- Pesquisa individual sobre a região escolhida pelo grupo, para estruturar um seminário sobre essa região;

- Estruturação do seminário através do conhecimento prévio que cada um adquiriu com a pesquisa (como apresentar, quem apresentar, quais tecnologias estarão disponíveis);

- Continuação da estruturação do seminário;

- Apresentação do seminário por dois grupos (escolhidos através de sorteio prévio);

- Apresentação do seminário por dois grupos;

- Apresentação do seminário pelo último grupo,

- Estruturação da apresentação de uma dança presente na região estudada;

- Apresentação dos trabalhos práticos: uma dança característica da região estudada (os cinco grupos apresentam na mesma data para registro através de filmagem), encerrando os trabalhos desenvolvidos nesse bimestre.



AVALIAÇÃO DO 3º BIMESTRE



NOTA 1: Cronograma individual de participação do aluno durante o bimestre. A cada data o aluno tem que efetuar uma tarefa, recebendo assim um conceito diário. A somatória destas tarefas origina essa 1ª nota.

NOTA 2: Apresentação do seminário pelos grupos dispostos nas regiões do Brasil.

NOTA 3: Apresentação de uma dança presente na região que cada grupo pesquisou.



OBS: Fica a caráter de o grupo decidir quem está presente na apresentação do seminário e no trabalho prático. Ficando claro que o aluno deverá participar de pelo menos uma destas atividades, podendo estar nas duas caso assim queiram.